Um dos grandes dilemas da vida Cristã é saber como podemos lidar com o mundo ao nosso redor. Para mim, este tem sido um desafio de toda vida. Como eu disse anteriormente, Eu sei que fui “chamado” para o mundo dos negócios. E com este chamado eu tenho lidado com um ambiente não cristão. Eu freqüentemente lido com pessoas que não conhecem a Jesus Cristo, e talvez não tenham o mínimo interesse (eles talvez sejam contrários a minha crença). Eu tenho que lidar com idéias e ideais que estão direcionadas ao materialismo, egoísmo e ganância. Eu trabalho ao lado de pessoas que tem um estilo de vida contrario ao padrão bíblico. O “mundo caído” não é tão longe.
Nós podemos falhar em dois caminhos quando tentamos navegar em águas turbulentas no mundo ao nosso redor. Uma é o isolamento – uma direção levada ao extremo por aqueles que juntaram se a ordens monásticas através da história. Tal caminho pode na verdade manter-nos separados do conturbado mundo ao nosso redor. Mas se nosso isolamento impede outros de ver o testemunho de seguidores de Jesus, isto não seria egoísta de nossa parte?O outro erro e assimilar – ser parecidos com aqueles que estão ao nosso redor e não fazer diferença. Isto freqüentemente ocorre com crentes que estão vivendo duas vidas, a religiosa (em casa e nos finais de semana) e a vida no local de trabalho, onde a vida espiritual é calada pelo bem do trabalho no “mundo real”. No último livro do Velho Testamento o profeta Malaquias profetizou; “Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não servem.” (Malaquias 3:18). Nossas vidas devem refletir esta distinção. Nós devemos ser diferentes, comunicativos e acessíveis de forma que impacta a vida de outros.
Jesus foi o modelo perfeito no qual Ele não se isolou ou assimilou as coisas terrenas. Ele continuou a interagir com as pessoas onde elas estavam, nos “lugares públicos” e “mercados” de Seus dias. Ele chamou seus mais próximos discípulos de pessoas com profissões simples, e Seus ensinamentos eram sobre o cotidiano – “O semeador saiu a semear”, “O Reino dos céus e também como um negociante que procura perola preciosas” (veja Mateus 13:3. 45). Embora Jesus estivesse completamente engajado no mundo ao Seu redor, Ele agiu sem perder um instante de Sua devoção ao Seu Pai, ou desviando se dos Seus valores e integridade.
Os ensinos de Jesus estão centrados no Seu exemplo pessoal. Por exemplo, Ele orou por Seus discípulos, “Não rogo que os tireis do mundo, mas que os protejas do Maligno” (João 17:15). Ele instruiu Seus seguidores: “Vocês são o sal da terra” (Mateus 5:13). (Sal tem substancias purificadoras, sabor e qualidades preservativas, mas não tem nenhuma utilidade se ficar guardado em uma caixa ou garrafa.)
Você não recebeu uma nova vida para ficar isolado, e nem foi transformado para assimilar as coisas do mundo. Você foi chamado para Cristo, para ser Seu – de coração, alma, mente, e força – e depois comissionado para ir a Seu nome e poder as necessidades do mundo. Como Paulo disse, “... Somos embaixadores de Cristo. cooperadores de Deus...” (2 Corintios 5:20, 6.1).
Billy Graham liga sua atuação no mundo como as correntes do golfo conforme ela segue por águas geladas do Oceano Atlântico: “As correntes do golfo estão no oceano, embora não seja parte dele. Cristãos estão no mundo, e mesmo assim não devem absorver o mundo.” As correntes do Golfo afetam profundamente o clima em várias partes do mundo. De fato, paineiras crescem na costa da Escócia, enquanto que mais a leste, na mesma latitude, na Sibéria tem um dos mais rigorosos invernos. Você, é como as correntes do Golfo, deve reter sua identidade e propósito, mas também afetar o clima ao redor, onde você vive e onde trabalha. Você esta no mundo e não fora dele.
Versículo chave “Assim como me enviastes ao mundo, eu os enviei ao mundo” (João 17:18).
Aplicação Eu posso ser a única bíblia que meu vizinho irá ler.
© JOHN D. BECKETT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR
* Os comentários deste blog são todos moderados;
* Escreva apenas o que for referente ao tema;
* Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
* Não faço parcerias;
* Faça comentários relevantes;
* Obrigado por sua visita e volte sempre.
OBS.:As Opiniões dos leitores aqui contidas não refletem a opinião do autor deste blog.