Tenho um gosto especial por histórias de amor, não apenas do tipo romântico entre um homem e uma mulher, mas de amor entre quaisquer duas pessoas. Uma das mais belas histórias de amor na Bíblia é a história de Jónatas e David.
As almas deles estavam entrelaçadas, diz a Bíblia (1 Sam. 18:1). Com o mesmo sentimento, o mesmo pensamento, ombreando, tendo ambos o mesmo alvo, a história deles é única. Mesmo apesar da sua amizade ter terminado em tragédia. O amor de David por Jónatas, o seu amigo extraordinário, continuou a existir através da relação de David com o filho de Jónatas deficiente, Mefibosete. O amor de David por Jónatas foi além da sepultura: «Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte» (Cant.Sal. 8:6).
Mefibosete deveria ter sido apanhado e morto por David, porque o filho de Jónatas podia constituir uma ameaça ao trono. Porém lembra-te de que o amor é mais forte do que a morte. Por isso Mefibosete desfrutou exactamente dum lugar preparado para ele na mesa do rei. Talvez o rei David visse no seu rosto juvenil as características do seu amado amigo. Talvez que quando Mefibosete sorrisse, David pudesse ver traços do sorriso de Jónatas. Pode ser que ele tivesse os olhos do pai. As suas inclinações. Mais, os dois partilhavam decerto as memórias do amado que tinham em comum.
Certo, é uma história de amor. E talvez possamos clamar a Deus como Mefibosete, «Quem é teu servo, para tu teres olhado para um cão morto tal como eu?» (2 Sam.9:8). Nós deveríamos conhecer a resposta. Jaz nesta história de amor e amizade.
Deus Pai convida-nos para a Sua mesa a fim de comungarmos com Ele, porque Ele vê no nosso semblante a memória do Seu Filho muito querido e amado. Há algo em nós, aqueles de nós que estamos escondidos com Cristo, que manifesta traços de Jesus. Não admira que Deus se deleite em dar-nos as boas vindas à Sua mesa.
Foi por amor de Jesus que Ele nos ergueu da pobreza para a nobreza. Ora, trata-se duma história de amor.
Joni Eareckson Tada
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR
* Os comentários deste blog são todos moderados;
* Escreva apenas o que for referente ao tema;
* Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
* Não faço parcerias;
* Faça comentários relevantes;
* Obrigado por sua visita e volte sempre.
OBS.:As Opiniões dos leitores aqui contidas não refletem a opinião do autor deste blog.