Por Rick Warren
Como pastores vivemos com a tensão constante entre o ideal (o nosso sonho para a nossa igreja) e o real (como as coisas realmente são). Eis 10 pontos-chave que eu quero que se lembre neste ano que vem:
1. O ministério é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Não é como começa que interessa. É como termina a corrida. A sustentabilidade conta mais do que a velocidade. Não desista! Paulo diz-nos para corrermos a corrida para uma "coroa … incorruptível" (1 Cor. 9:25). Viva com os seus olhos na eternidade.
2. Toda a igreja é grande aos olhos de Deus. Aos olhos de Deus, não há igreja pequena ou insignificante. Jesus morreu pela Sua igreja. Isso revela quão importante é o seu ministério para Deus. É o Corpo e a Noiva de Cristo. A igreja é a única coisa na terra que perdurará para sempre.
3. Não há nenhuma correlação entre o tamanho e a força de uma igreja. Uma igreja pode ser grande e débil, exatamente como uma igreja que pode ser pequena e fraca. Nem ser grande nem ser pequena é melhor. Ser saudável é melhor. Ser forte é melhor. Concentre-se no desenvolvimento das pessoas e Deus edificará a sua igreja.
4. Nunca compare o seu ministério ao de qualquer outra pessoa. Deus diz que é uma tolice fazer essa comparação (2 Coríntios 10:12). Porquê? Primeiro, pode sempre encontrar alguém a fazer um melhor trabalho do que o seu e desanimar. Segundo, pode sempre encontrar alguém que não esteja a fazer um trabalho melhor do que o seu, e tornar-se orgulhoso. Ou alguém pode minar o seu ministério. Quando chegar ao céu, Deus não lhe vai dizer: "Por que não foste mais como (algum outro pastor)? Ele criou-o para ser igual a si próprio e se ele não quisesse que fosse igual a si próprio, Ele não o teria criado!
5. Viva para uma audiência de Um. No momento em que se preocupar com o que os outros pensam, o seu ministério será defeituoso. Se a crítica for verdadeira, ouça e aprenda com ela. Se for falsa, ignore-a e esqueça-a. Lembre-se que Deus é o juiz supremo da sua vida e ministério. Mantenha pele dura e coração terno.
6. Nunca critique nem inveje outro ministério. Eu tenho visto mais pastores derrotados por estas duas armadilhas do que por qualquer outra coisa. Um espírito crítico ou invejoso extinguirá a unção de Deus. Deus gosta de abençoar as pessoas de quem discorda! "Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio Senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme; porque poderoso é Deus para o firmar" (Romanos 14:4). Deus está a observar a sua reação ao sucesso e fracasso dos seus irmãos. Devemos atentar para a injunção "Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram" (Romanos12:15).
7. Seja humilde ou tropeçará. Aquele que fica demasiado grande para as suas calças acabará inevitavelmente por ficar exposto! Sempre que me torno orgulhoso torno-me inimigo de Deus, “porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes". As pessoas humildes são ensináveis e não se precipitam a julgar os outros. A humildade é ser honesto sobre as suas fraquezas. A humildade não é pensar menos de si mesmo; é pensar de si menos! Não é sobre si!
8. Aprenda com todos. O perigo de olhar para listas, como "As 100 igrejas com crescimento mais rápido", ou "As 50 maiores igrejas", é que irá comparar e competir. Má ideia! Em vez disso, aprenda com os modelos representados pelas igrejas referidas nessas listas. A Bíblia diz-nos que capacidade, ou competência, não meramente dedicação, é o que conduz ao sucesso (Eclesiastes 10:10).Trabalhe de forma inteligente, não de forma extenuante. Sempre que ouço de alguém causar impacto, digo: "Amém! Agora ensina-me como fazê-lo também!" Todos os líderes são aprendizes. No momento que deixar de aprender, deixará de liderar. Pode aprender de todos, se fizer as perguntas certas.
9. Lembre-se que todo o crescimento é sazonal. Todos os seres vivos passam pelas estações de crescimento (primavera e verão) e de dormência (outono e inverno). As igrejas passam por estas estações. O crescimento saudável leva TEMPO. Quando Deus quer fazer um cogumelo, leva 6 horas. Quando Ele quer fazer um carvalho, leva 60 anos. Quer ser um cogumelo ou um carvalho?
As igrejas que explodem de um dia para o outro não estão necessariamente a crescer; podem simplesmente estar a inchar, atraindo crentes que se transferem de outras igrejas. Tal crescimento não é legítimo. O crescimento por conversões é verdadeiro crescimento, por conseguinte concentre-se em quantos novos crentes está a ganhar e confirmar, e não na sua assistência.
Nada dá frutos durante todo o ano. A sua igreja neste momento pode estar numa estação semelhante ao outono (sem folhas, sem frutos) ou semelhante ao inverno (tudo parece morto). Continue a acreditar, a aprender, a amar e a criar raízes. A primavera e o verão estão a caminho! Espere! A maré desce, mas volta sempre.
10. Nunca confunda proeminência com significado. O meu nariz é proeminente mas posso perdê-lo e ainda assim viver uma vida feliz. Por outro lado, os meus pulmões e fígado nunca serão visíveis mas são de longe mais significativos. Eu morreria sem eles. Pode estar a servir uma pequena cidade em circunstâncias com potencial de crescimento limitado. E daí? Deus colocou-o aí, e é melhor ficar onde Deus o colocou até Deus optar por o mover! Deus tem contado cada fio de cabelo que tem na cabeça; o seu ministério é importante para o Reino de Deus!
Estamos todos juntos nisto. Estamos na mesma equipa, e um dia todos nós vamos celebrar juntos aos pés de Jesus! Seja fiel! Mantenha os seus olhos em Jesus! Deus criou-o. Jesus morreu por si. O Espírito Santo habita em si. Foi chamado, dotado, e ungido para o seu ministério. Nunca desista!
Por Rick Warren
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR
* Os comentários deste blog são todos moderados;
* Escreva apenas o que for referente ao tema;
* Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
* Não faço parcerias;
* Faça comentários relevantes;
* Obrigado por sua visita e volte sempre.
OBS.:As Opiniões dos leitores aqui contidas não refletem a opinião do autor deste blog.